sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

7 Episódios Bizarros da Bíblia

Por ser o livro sagrado da maior religião do Mundo (o Cristianismo), contendo texto considerados sagrados por todas as religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo), a sociedade tende a esquecer que a Bíblia é isso mesmo: um livro.
Como tal, foi escrita por seres humanos, manipulada por seres humanos e alterada por seres humanos diversas vezes ao longo da História.
Os autores da Bíblia, chamados por aqueles que acreditam na divindade da obra de Autores Sagrados, foram principalmente judeus que viveram com um grande período de tempo entre si, sendo que os primeiros autores do Antigo Testamento podem remontar a 1500 ou a 1200 a.C, enquanto que os últimos autores do Novo Testamento são de 90 d.C.  Na sua maioria falavam hebreu e aramaico.

Ao longo das épocas a Bíblia foi também alterada e deliberadamente encurtada e alongada de forma a satisfazer melhor os propósitos dos chefes ou ideais religiosos vigentes, mas também de forma ocasional havendo frases cujo sentido se perde devido à tradução ou à perda do contexto histórico e sócio-cultural.

Seguem-se 7 Episódios Bizarros da Bíblia e possíveis explicações para os mesmos:


1. O Assassinato de 42 Crianças (2Reis, 2: 23-24) 
"Dali, Eliseu foi para Batel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: «Sobe, careca! Sobe, careca!» Eliseu voltou-se, olhou para eles e amaldiçoou-os em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos."
Esta história típica dos contos populares, terá o propósito de embutir nas crianças (utilizando medo) que a figura do profeta deve ser respeitada. A própria Igreja Católica admite que o episódio é "provavelmente inventado".

2. A Jumenta Falante (Números, 22: 28-30)
[Balaão possuía uma jumenta que queria que andasse mais depressa, no entanto o animal via constantemente o "Anjo do Senhor" e sempre que isto acontecia parava, sendo espancada pelo dono. Uma das vezes a jumenta deitou-se debaixo de Balaão que voltou a ser espancada com um bastão, mas desta vez "o Anjo do Senhor" interfere]: "Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: «O que foi que eu fiz, para me espancares três vezes?» A esta pergunta Balaão respondeu: «É porque estás a troçar de mim. Se eu tivesse uma espada na mão, matar-te-ia agora mesmo». A jumenta disse a Balaão: «Não sou eu a tua jumenta em que sempre montaste até hoje? Costumo fazer assim contigo?» Balaão respondeu: «Não»." 
O texto tem como suposto objectivo passar a mensagem de que ninguém consegue parar os projectos de Deus.

3. 100 Prepúcios como Prova de Amor ( 1Samuel, 18: 27

[David deveria casar-se com Micol, filha de Saul, que era rei, mas casar-se com a filha de um rei sairia caro a David. Dizendo que era pobre e que não tinha dinheiro, Saul dá-lhe a hipótese de pagar com o prepúcio de cem filisteus. David faz um ataque e entrega duzentos prepúcios de filisteus que matou]:
 "Mas Davi disse a Saul: Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser genro do rei? Sucedeu, porém, que ao tempo que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a David, ela foi dada por mulher a Adriel, meolatita. Mas Mical, a outra filha de Saul amava a David; o que, sendo anunciado a Saul, pareceu isto bom aos seus olhos. E Saul disse: Eu lha darei, para que lhe sirva de laço, e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele. Pelo que Saul disse a David: Com a outra serás hoje meu genro. E Saul deu ordem aos seus servos: Falai em segredo a David, dizendo: Eis que o rei te está mui afeiçoado, e todos os seus servos te amam; agora, pois, consente em ser genro do rei. E os servos de Saul falaram todas estas palavras aos ouvidos de David. Então disse David: Parece-vos pouco aos vossos olhos ser genro do rei, sendo eu homem pobre e desprezível? E os servos de Saul lhe anunciaram isto, dizendo: Foram tais as palavras que falou David. Então disse Saul: Assim direis a David: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a David pela mão dos filisteus. E anunciaram os seus servos estas palavras a David, e este negócio pareceu bem aos olhos de David, de que fosse genro do rei; porém ainda os dias não se haviam cumprido. Então David se levantou, e partiu com os seus homens, e feriu dentre os filisteus duzentos homens, e David trouxe os seus prepúcios, e os entregou todos ao rei, para que fosse genro do rei; então Saul lhe deu por mulher a sua filha."
4.  Deus não mostra o rosto (Êxodo, 33: 22-23) 
"Quando a minha glória passar, colocar-te-ei com a palma da mão, até que Eu tenha passado. Depois tirarei a palma da mão e ver-Me-ás pelas costas. Mas não poderás ver a minha face." 
Moisés pede a Deus para que esta mostre a «Sua Glória», mas este recusa dizendo que ninguém pode olhar Deus nos olhos e ficar vivo, sendo que Moisés apenas O pode ver de costas. A Igreja diz que a «glória de Deus pode apenas ser observada pela História e pela Criação»


5. Circuncisão à Força (Êxodo, 4: 24-26)
"Durante a viagem [para o Egipto], numa hospedaria, o Senhor foi ao encontro de Moisés e procurava matá-lo. Séfora pegou numa pedra aguda, cortou o prepúcio do seu filho, com ele tocou os órgãos sexuais de Moisés, e disse: «És para mim um esposo de sangue» E o Senhor deixou-o quando ela disse «esposo de sangue» por causa da circuncisão."
Na passagem acima, Deus ataca Moisés para, supostamente, testar a sua força, ameaçando matá-lo porque o seu filho não era circuncisado.

6. Jesus Amaldiçoa uma Figueira (Mateus, 21:18-19 & Marcos, 11: 12-14)
"Na manhã seguinte, voltando para a cidade, Jesus sentiu fome. Viu uma figueira perto do caminho, aproximou-Se mas não encontrou nela senão folhas. Então Jesus disse à figueira: «Que nunca mais dês frutos». E no mesmo instante a figueira secou."
Mateus, 21: 18-19
 "No dia seguinte, quando voltavam de Betânia, Jesus sentiu fome. Viu ao longe uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto viu somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: «Que ninguém mais coma dos teus figos». E o discípulos ouviram o que Ele disse."
 Marcos, 11: 12-14 

A passagem acima é normalmente justificada como sendo uma metáfora onde a figueira simboliza a sociedade que Jesus encontra em Jerusalém, uma que têm aparência de vida (folhas) mas não alimenta o povo (não tem frutos).  É considerada um milagre de Jesus. No entanto, é possível que fosse uma metáfora, mas não para a sociedade, mas para o que alguém com a fé poderá realizar no Cristianismo, visto que Jesus diz depois aos discípulos que com oração tudo é possível. O episódio não tem mais explicações para além destas, e mesmo estas não estão explicitas no texto.

7. Violência e morte sem a condenação divina (Juízes, 19: 22-30) 
[Um homem, a sua concubina e o seu escravo viajavam de Belém para a região montanhosa de Efraim, mas ninguém lhes dava hospedagem a não ser um idoso, referido no texto como 'velho']:
"Estavam-se reconfortando, quando apareceram uns ociosos da cidade que rodearam a casa e, batendo na porta, diziam ao velho, dono da casa: «Manda sair o homem que entrou em tua casa. Queremos aproveitar-nos dele.» O dono da casa saiu e pediu: « Por favor, irmãos, não cometei esse crime. Ele é meu hóspede, não façais essa infâmia. Vede, tenho uma filha solteira: vou trazê-la para que façais o que quiserdes. Não façais porém, uma infâmia contra este homem» Mas eles não lhe deram ouvidos. Então o levita tomou a sua concubina e levou-a para fora. Eles violentaram-na, abusaram dela a noite toda, até de madrugada, e deixaram-na ao amanhecer. De madrugada, a mulher voltou e caiu diante da porta da casa onde o seu marido se havia hospedado. E ali ficou até ao amanhecer. Quando o seu marido se levantou de manhã, abriu a porta da casa e saiu para prosseguir a viagem, lá estava a sua concubina, caída à entrada da casa, com as mãos na soleira da porta. Ele lhe disse: "Levante-te e vamos embora!" Não houve resposta. Então o homem colocou-a no seu jumento e foi para casa. Quando chegou, apanhou uma faca e cortou o corpo da sua concubina em doze partes, e enviou-as a todas as regiões de Israel. Todos os que viram isso disseram: "Nunca se viu nem se fez uma coisa dessas desde o dia em que os israelitas saíram do Egipto. Reflecti sobre este assunto e tomai uma decisão»."
Este é sem dúvida alguma um dos episódios mais bizarros e arrepiantes da Bíblia, a única explicação que para ele existe é que uma narrativa que mostra o princípio básico de hospitalidade entre as tribos.

Fontes (não enunciadas no texto):
(Todas as passagens bíblicas) Bíblia Sagrada (edição pastoral), PAULUS Editora, 6ª edição
Ideia para o artigo: http://bit.ly/1v0Sd0U - Revista Ateísta - excelente revista sobre religião e não-crença
Datas bíblicas - Wikipédia - http://bit.ly/1x5h8aU

Leitura recomendada:
O artigo sobre a bíblia (na fonte) e a Revista Ateísta (na fonte)
Passagens Bíblicas enunciadas nos sub-títulos para entender o contexto melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário