sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Divisão e a Reunificação da Alemanha


Conheça como foi dividida a Alemanha no pós-Segunda Guerra Mundial e como esta se reuniu  há 23 anos.




Chegado o fim da Guerra, a Alemanha tinha dez milhões de mortos (civis e militares), perdera uma razoável parte do seu território histórico, e um número colossal de soldados presos pala URSS que não sairiam dos campos de trabalhos forçados até se ter passado uma década do fim da Guerra (1995).
As partes ocupadas pelos Estados Unidos, França e Reino Unido viriam a juntar-se a 23 de Maio de 1949, formando assim a República Federal da Alemanha, um estado capitalista, aliado das três potências depois de se retirarem.
A chamada Alemanha Ocidental, passaria assim a ser uma república federal parlamentar, com uma economia social de mercado, com Bonn como  a sua capital.
Esta viria depois a pertencer à NATO ou OTAN em 1955 e seria um dos membros fundadores da CEE em 1958.



Já na parte ocupada pela União Soviética é criado por esta um estado fantoche, controlado pelo Partido Socialista Unificado da Alemanha.
Este estado comunista, pertencente ao bloco oriental, torna-se o maior aliado da URSS.
Como demonstração da sua lealdade perante o comunismo no que agora se estava a tornar a Guerra Fria, a chamada Alemanha Oriental escolhe para sua capital a parte oriental de Berlim, dividindo esta da ocidental com um enorme muro, que viria a ficar conhecido na História como Muro de Berlim, este acabado na madrugada de 13 de Agosto de 1960.
Mas o Muro servia, de facto mais para prender os seus próprios cidadãos do que para formar uma divisão com a outra Alemanha.
Do lado ocidental do muro estavam graffitis, um parque e um passeio, sem qualquer controlo.
Mas do lado oriental existiam várias torres de controlo com soldados de guarda fortemente armados, que abatiam qualquer um que se aproximasse.
Mas este facto não impediu que muita gente tentasse escapar ao fervoroso regime, usando todos os meios imagináveis, chegando-se a construir tanques caseiros, aviões e pequenas embarcações.

       
Após o risco de uma Terceira Guerra Mundial da parte da Alemanha Oriental e da União Soviética, as duas Alemanhas assedem a dialogar nos anos 70.
Na RDA após a queda do regime comunista, o Muro de Berlim é finalmente derrubado a 9 de Novembro de 1989 após 28 anos de existência desde do início da construção.
A Alemanha Oriental têm, assim, as suas primeiras eleições livres a 18 de Março de 1990.
Neste ano as negociações de vinte anos culminam na assinatura do Tratado da Unificação a 31 de Agosto e no Tratado dos Dois mais Quatro a 12 de Setembro em que é reconhecida por parte da França, do Reino Unido, da União Soviética e dos Estados Unidos, a independência de uma Alemanha unificada.
     




Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário