domingo, 24 de novembro de 2013

O Renascimento e a sua origem

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, 
Muda-se o ser, muda-se a confiança: 
Todo o mundo é composto de mudança, 
Tomando sempre novas qualidades. 

- Luís Vaz de Camões

Nos séculos XV e XVI a Europa assistiria a uma enorme difusão e renovação cultural que moldaria o modo de pensar de um continente inteiro, de inúmeras civilizações e que seria a base para a Mentalidade Moderna e ao nosso modo actual de pensar. Essa renovação teve o nome de Renascimento.

O seu nome do facto de ter sido um movimento classicista, ou seja, que se foi inspirar nas ideias, princípios e mentalidades que marcaram as civilizações clássicas: gregas e romanas.

Este renascer da cultura clássica pretendia assim afastar-se das tradições medievais que colocavam Deus no centro do Universo e do Pensamento - o teocentrismo (do grego teo - Deus) - tendo-se assim começado a desenvolver uma nova visão em que sem abandonar as suas crenças de Deus, o Homem passa-se a ser visto como o centro do Universo, do Pensamento e de todas as preocupações destes. Esta nova visão ganharia mais tarde o nome de antropocentrismo (do grego anthropos - Homem).

O Renascimento surgiu um pouco por toda a Europa, mas foi na Península Itálica que ganhou mais força. A maioria dos historiadores aponta as seguintes razões para este renascer cultural ter começado no território que é hoje a Itália:
  • a elevada competição tecnológica, intelectual, económica e cultural entre as cidades-estado italianas nomeadamente Florença, Génova, Milão, Veneza e Roma (Estados Pontífices).
  • a presença de vários escritores classicistas desde da Idade Média como Dante, Petrarca e Boccaccio. 
  • a riqueza das cidades-estado devido à prática do mecenato (apoio e protecção dados por alguém às letras, às ciências e às artes, bem como aos seus autores - sendo nesta época dado com a expectativa de lucro).
  • a presença dos vestígios e monumentos romanos por toda a península, que os autores usavam como fonte de inspiração. 
  • a conquista de Constantinopla pelos Otomanos que levou à fuga de muitos sábios bizantinos para Itália.
  • a influência de outros povos do Mediterrâneo devido ao comércio.

Pelo comércio também, assim, se espalharam as novas ideias do Renascimento, chegando, assim, ao resto da Europa.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário