sábado, 23 de novembro de 2013

A bissexualidade dos macacos bonobos

Bonobo

Os bonobos são uma espécie de macaco em vias de extinção, sendo apenas encontrada  em algumas zonas da República Democrática do Congo e destacam-se de todas as outras espécies animais pelo seu modo de vida pacífico não existindo entre eles quaisquer conflitos. 

Organizam-se em pequenas em pequenas e pacíficas tribos e junto com os chimpanzés são os nossos parentes mais próximos em termos evolucionistas. Pelo que o estudo das suas relações (relações intra-específicas) é tão importante, sendo, por vezes, minado politicamente.

Uma das interacções que mais tem sido estudada nesta espécie de macacos são os seus hábitos de acasalamento que mostram que os bonobos são naturalmente bissexuais. No entanto, ao contrário dos humanos estes animais usam as relações sexuais apenas para reprodução e para manutenção da paz social.


Nesta sociedade matriarcal e pacifista o sexo é apenas usado como uma forma de saudação, de resolução de conflitos, um método para consolar as vítimas e por prazer.

Apesar de a homossexualidade existir na espécie dos bonobos esta não deve ser encarada da mesma forma que é nos humanos devido ao facto de as relações sexuais não serem fruto de amor entre dois indivíduos mas apenas um acto útil em termos sociais e reprodutivos.  





Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário