domingo, 3 de março de 2013

Papisa Joana



Facto ou ficção?
Existiu mesmo uma chefe da Igreja Católica?
São perguntas que podemos nunca ser capazes de responder, mas podemos sempre tirar as nossas conclusões acerca desta lendária e enigmática figura que é a Papisa Joana.
A lenda é pouco concisa em quase tudo.
Uns situam a história em 1099 outros em 850.
E depois a história apresenta 2 versões: 
  • Na primeira Joana é uma oriental de nome Gibelberta de Constantinopla que para estudar mascara-se de padre e vai a Roma quando o Papa morre impressionando tanta gente que a elegem Papa. Apaixonando-se por um membro da Guarda Suiça, engravidando e morrendo no parto.

  • Na segunda Joana terá nascido na Alemanha onde se apaixonou por um monge, vestiu roupas masculinas e ingressou num mosteiro. Tendo conseguido chegar a Cardeal foi eleita Papa. Conseguiu  esconder a gravidez através das roupas de Papa, mas deu à luz no meio de uma procissão. As versões divergem também sobre este ponto, mas todas coincidem em que a multidão reagiu com indignação, por considerar que o trono de São Pedro havia sido profanado. João/Joana teria sido amarrada num cavalo e apedrejada até à morte. Neste trajecto depois foi posta uma estátua de uma donzela com uma criança no colo com a inscrição "Parce Pater Patrum, Papissae Proditum Partum", conforme mais tarde 1375 atestado pelo "Mirabilia Urbis Romae"
    Noutro relato, Joana teria morrido devido a complicações no parto, enquanto os cardeais se ajoelhavam clamando: "Milagre, milagre!".

    Se é facto? Se é ficção ?
     Podemos nunca saber. Mas o que é certo é que esta foi uma história que marcou a Igreja fazendo-se até à bem pouco tempo testes para se ter a certeza de que o Papa era mesmo um homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário