quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Satélite Gaia Lançado Com Sucesso

A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou hoje para o espaço o satélite Gaia, o telescópio mais complexo da história da Europa, que tem a missão de criar um mapa tridimensional de milhões de estrelas.
De acordo com a ESA "o primeiro objectivo é fazer o estudo da nossa galáxia e da sua vizinhança próxima, para cartografar a Via Láctea em 3D e responder a questões sobre as suas origens e evolução."

Foram precisos 20 anos para o satélite ser desenvolvido e teve um custo de um milhar de milhão de euros, tudo com o objectivo de que se faça um mapeamento de cerca de um milhar de milhão de estrelas e um atlas em três dimensões da Via Láctea que ajudará a compreender a origem e a evolução de nossa galáxia.

O foguete russo de modelo Soyuz descolou às 10h12 (hora de Lisboa) do Centro Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa e passados 41 minutos e 59 segundos da descolagem os cientistas deram por concluída a missão de lançamento.

O Gaia vai realizar o maior 'censo' cósmico da História da Humanidade e ainda mapear as posições, movimentos e características de estrelas.
A missão vai durar, no seu total, entre cinco a seis anos durante os quais o telescópio-satélite localizará um milhar de milhão de estrelas, cada uma das quais será observada setenta vezes.
Em mais de 99% delas, nunca foi estabelecida a sua distância do nosso planeta.

Gaia posicionar-se-à a um quilómetro e meio da Terra, em um local privilegiado - o ponto de Lagrange 2 - que tem como uma de suas vantagens possuir um entorno térmico estável, e descreverá uma órbita elíptica para evitar os eclipses do sol pela Terra.

O telescópio permitirá fazer um mapeamento tridimensional da Via Láctea, um atlas do céu e também reconstruir a História da formação e evolução da nossa galáxia.
Isto possibilitará aos astrofísicos fazer "arqueologia galáctica", segundo Mignard.

Gaia permitirá-nos-à "compreender melhor qual é o nosso lugar no universo", resumiu Catherine Turon, membro do Observatório de Paris.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário