segunda-feira, 20 de maio de 2013

Série de Ouro - Convenção do Reno, hoje?

A Convenção, Confederação ou Liga do Reno, foi criada por Napoleão em 1806, pelo tratado de Preeburg.
A Confederação incluía 16 estados alemães ( a roxo ), mas a sua área de influência era muito maior ( verde)



A Confederação desfez-se em 1813, mas não perdurará anos depois e ainda hoje, o seu espírito?
O espírito de que lhes falo era o contra os países do sul, pois estes possuíam vastos impérios, era ricos económica e culturalmente, sendo nestas épocas muito mais influentes do que os países do Norte que ainda, em pleno século XIX, praticavam uma agricultura de subsistência.

Nas  1ª e 2ª Guerras Mundiais, o espírito desta Liga manteve-se e os seus conceitos de discriminação em relação aos outros europeus persistiu, sendo mesmo usada pelos Nazis como doutrina.

200 anos exactos da queda da Confederação do Reno, e 99 anos do início da Primeira Guerra Mundial, eu pergunto ao leitor se não estará ainda embutido estes ideais no espírito dos povos do norte do continente europeu?

Fazendo um aglomerado dos movimentos sócio-económicos europeus dos últimos anos, vemos um constante ataque dos povos do Norte ( Alemanha, Holanda, Finlândia, Bélgica, etc. ) aos povos do Sul como a Portugal, Espanha, Grécia, Itália.

Olhando de novo para o mapa acima, encontramos imensas semelhanças a este ataque do Norte aos países do Sul à 200 a hoje em dia.
Ficheiro:Medaille rheinbund 472.jpg

A União Europeia, neste contexto de rivalidade Norte-Sul, perde o sentido e faz-nos, até, pensar se não terá mesmos sido criada com o objectivo ( pelo menos da parte de alguns ) de criar uma nova confederação que de novo, hoje em dia,  impusesse estes valores anti-Sul 

    














Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário