quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Síndrome de Jerusalém


Conheça a doença que é conhecida como o Síndrome de Jerusalém  



O Síndrome de Jerusalém é conhecido internacionalmente por fazer aqueles que afecta, pensarem que são uma personagem histórico-religiosa, como um profeta ou o Messias.
Tendencialmente o Síndrome têm mais efeitos nos cristão ou nos judeus, apesar de também já se terem verificado casos nos islâmicos.
De facto, a doença pode ser agrupada em três tipos:
  • Tipo 1- verifica-se nos doentes aos quais já tinha sido diagnosticada uma doença psicótica.  Neste caso os doentes vão a Jerusalém já influenciados por obsessões religiosas,  acabando por-se proclamar Messias no caso dos judeus ou a Segunda Vinda de Cristo à Terra no caso dos cristãos.

  • Tipo 2 - o doente pode não verificar qualquer doença psicótica antes, mas o seu comportamento deve-se ao intenso impacto histórico-religioso de Israel e de Jerusalém.

  • Tipo 3 - os episódios psicóticos vão e vêm, mostrando o paciente inquietação, começando a ter uma vontade imensa de visitar os locais sagrados, a proferir partes do seu Livro Sagrado, fazendo viagens sozinho ou afastando-se do seu grupo,  normalmente arrancando os lençóis da cama, tentando imitar uma toga antiga, indo no final para um local sagrado para discursar ou para imitar um episódio religioso.

Na maioria dos casos pensa-se que o Síndrome será temporário, mas em muitos casos a doença não passou, ficando durante anos o paciente no mesmo estado.  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário