sábado, 14 de setembro de 2013

Seremos nós o culminar da Evolução/Criação?


O ser humano em toda a sua história sempre se pôs no centro: no centro de uma Criação Divina, no centros do Sistema Solar, no centro do próprio Universo e, agora, como o final derradeiro de uma longa evolução. Mas seremos? 



Antes da leitura:
Esta mensagem não se destina a criticar qualquer fé, pensamento ou ponto de vista, apenas sendo um divagar filosófico, abordando o tema acima de vários pontos de vista.


De um ponto de vista criacionista:
Para os criacionista Deus criou o Universo, os animais, a Terra e o próprio ser humano exactamente como agora os vemos.
Visto que Deus nos criou com o objectivo pré-definido de sermos a única espécie considerada inteligente, que um dia dominaria todo o Mundo, poderemos afirmar,  que sim, estamos no centro do Universo.
Afinal como não poderíamos estar se o próprio Criador de Tudo nos fez com esse sentido?
De um ponto de vista criacionista é assim que é a realidade, e pouco há discutir: estamos no centro de tudo o que existe porque Deus nos criou para governarmos este Mundo.
E noutros Mundos? Também Deus nos deu esses? E se houver vida inteligente que o governe de uma forma semelhante há que nós fazemos com a Terra, serão eles, ou seremos nós os legítimos donos?
Não existe grande volta a dar, para um criacionista a resposta é clara: Nós somos o culminar da Criação.

De um ponto de vista evolucionista:
O evolucionismo é (muito) basicamente acerca da sobrevivência do mais forte e do melhor adaptado e de aquele que usa melhor as características que tem em seu favor.
 Nesse aspecto seremos dos animais o que melhor se saiu.
Conseguimos usar a nossa força para sobreviver e a nossa inteligência para criar condições mais favoráveis a essa mesma sobrevivência.
Mas num aspecto evolucionista este cargo é temporário:
A nossa espécie poderá não sobreviver a uma futura extinção desaparecendo e podendo mesmo outra vir a substituir-nos como espécie dominante do planeta Terra.
E, se de facto existir mais vida neste Universo, também não seremos os únicos: aqueles que são a excepção às regras do Universo e, nesse caso, também poderão existir formas de vida mais adaptadas há existência no Universo do que nós.
Para todos os casos, os nossos descendentes da raça dos Homo Sapiens Sapiens, irão também ultrapassar-nos, física ou intelectualmente ou em ambas.    

De um ponto de vista em que Deus fez a Evolução:
A Evolução poderá ter ocorrido sem Deus, como defendem uns, com a insistência de Deus, como defendem outros.
Mas muitos também defendem que Deus fez a Evolução, estando ao lado do ser humano desde do seu principio, até actualmente e também futuramente.
Mas nestes aspecto, somo nós o culminar?
Temporariamente poderemos ser: Deus fez a evolução na qual, podemos afirmar que estamos no topo.
Mas Deus não a fez unicamente para que nós surgíssemos, ou seja, não somos o culminar.
Deus defende a vida, pelo que a apoiará agora e futuramente.
Se existir vida noutro planeta?
Este ponto de vista defende que se existir vida noutros planetas Deus também a criou e também os ama.
O facto de sermos ou não o culminar da vida, da existência e do amor de Deus é muito relativo para além de que também poderá ser temporário.


Conclusão:

"Só sei que nada sei"  - Sócrates

Na maior parte dos pontos de vista poderemos ser, de facto o culminar da Evolução e da Criação, mesmo que temporariamente.
Mas em todas estas afirmações e em todos os pontos de vista existe uma coisa: fé.
Não sabemos se existem outras formas de vida no Universo e talvez mais avançadas do que a nossa~, apenas podemos pensar em Criação e Evolução a nível terrestre e presente.
Sem sabermos todos os dados do Universo (uma acção que deverá ser praticamente impossível)  qualquer afirmação acerca de "culminares" não passa de uma questão de fé, por parte de todos nós.  










Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário