terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como seria Marte há 2 mil milhões de anos?


Créditos da Imagem: Kevin Gill.
As evidências dos nosso conhecimentos actuais, acrescentando também os dados recolhidos pelas missões de rovers - principalmente o Opportunity e agora o Curiosity - parecem indicar que Marte já possuiu vastos oceanos e mares e que teve uma espessa atmosfera, muito parecida com a Terra dos nossos dias.
 Kevin Gill, um engenheiro de software da New Hampshire, pintou digitalmente como Marte poderia ter sido há cerca de dois mil milhões de anos usando dados científicos e a imaginação humana.

Gill usou um programa geoespacial open-source para criar um terreno “paradisíaco” para Marte, enquanto a atmosfera e  vegetação, eles foram adicionados com base na NASA’s Blue Marble: Next Generation. 
As características geológicas da pintura foram traçadas com base em dados da elevação original de mapeamentos topográficos da NASA.

 Além disso, os resultados anteriores sugerem que Marte já foi coberto por uma espessa atmosfera, que gradualmente tornou-se cada vez mais fina com a falta de um campo magnético. 
Quanto a vegetação, nuvens e outros recursos pintados nestes pontos de vista bastante requintados, estes foram todos baseados na impressão artística do autor de como Marte pode ter parecido em seu auge:

“Não há nenhuma razão científica por trás de como eu pintei isso, eu tentei imaginar como a Terra apareceria dado certas características ou efeitos das prováveis alterações climáticas atmosféricas. Por exemplo, eu não vi muito verde tomando conta dentro da área do Monte Olimpo e os vulcões circundantes, tanto devido à actividade vulcânica e a proximidade com o Equador”, diz Gill.

“Isso não foi concebido como um cenário científico exacto, e eu tenho certeza que algumas das minhas suposições podem estar incorrectas”, - continuou Gill “Eu estou esperando pelo menos desencadear a imaginação, então por favor, divirta-se!”

Créditos da Imagem: Kevin Gill.


Hemisférios Ocidental e Oriental respectivamente


1 comentário:

  1. http://lusocarpediem.blogspot.pt/2013/11/como-seria-marte-ha-2-mil-milhoes-de.html

    ResponderEliminar

1 comentário:

  1. http://lusocarpediem.blogspot.pt/2013/11/como-seria-marte-ha-2-mil-milhoes-de.html

    ResponderEliminar