terça-feira, 12 de novembro de 2013

A pirâmide dos Açores revelada

Em Setembro houve a notícia de um velejador português que pensa ter descoberto a Atlântida na região autónoma dos Açores devido ao achamento de uma "pirâmide" a 40 metros abaixo da superfície entre as ilhas de S. Miguel e a Terceira.  Leia a notícia completa: http://lusocarpediem.blogspot.pt/2013/09/portugues-acredita-ter-descoberto.html


Com a ajuda do sonar GPSMAP 520 o velejador pode calcular as dimensões da pirâmide tendo chegado aos valores de 60 metros de altura e uma base 90x90 m. Segundo este os vértices apontam do Norte ao Sul: "Da mesma forma que a pirâmide de Gizé" - compara o português.


A descoberta terá sido feita no mês de Maio deste mesmo ano mas apenas veio ao público em Setembro.
Quando a notícia foi tornando-se popular na Internet e redes sociais foram-se formando especulações que concordavam com o ponto de vista de Diocleciano Silva (o descobridor) de que a estrutura era demasiado recta pelo que deveria ter sido construída artificialmente, talvez por uma civilização perdida.

  
No entanto, o sonar usado é de baixa resolução e interpola as dimensões na mesma altura, com linhas rectas quando elas são, na verdade, curvas.
Na área em redor da pirâmide não são curvas, mas devido ao efeito da tela do sonar é dado o efeito de que existe um construção artificial.
No dia 16 de Outubro de 2013 a RTP publicou uma matéria com o comandante da Marinha Portuguesa Pires da Cunha a afirmar que depois de combinar os dados de Diocleciano com os mapas do fundo do mar das Forças Armadas (actualizados em 2009) concluiu que a pirâmide é apenas um formação montanhosa.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário