domingo, 8 de dezembro de 2013

Como o ano 2000 foi imaginado em 1910

Estas imagens, algumas das quais são relativamente bem conhecidas na Internet, dizem-nos mais sobre a mentalidade das pessoas de há cem anos atrás do que diz sobre a nossa actual e sobre a nossa tecnologia.

No entanto, tal como todas as previsões futurísticas feitas a cada década, algumas coisas parecem-se, de facto com a nossa maneira actual de ver o Mundo, enquanto outras só nos parecem completamente absurdas.

  As obras que verá abaixo são da autoria do artista francês Villemard que em 1910 criou uma série de "impressões do futuro", de o que o ano 2000 reservaria para os humanos.

A Biblioteca Nacional da França (FBN) possui as colecções completas de imagens, que retratam as evoluções de um futuro bastante diferente do que vivemos hoje.

Enquanto algumas coisas podem ser consideradas próximas da realidade, existem outros aspectos que estão bem longe do real.

As imagens foram veiculadas em cartões postais na época e transmitiam os ideais do que o futuro reservava, de um modo positivo e negativo. Veja algumas dessas ilustrações históricas:


No ano 2000 os cavalos são algo raro

Alfaiate moderno


Carros de Guerra


Comboio electrónico de Paris a Pequim


Barbearia electrónica



Casa-de-Banho de alta tecnologia


Máquinas de Construção Automática


Muito tráfego aéreo
Escolas Cerebrais

Bombeiros Voadores

Resgates aéreos no Oceano

Festival Aéreo das Flores







Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário