sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lago Baikal - o lago mais profundo e antigo do planeta


Numa região austral da Sibéria, perto da fronteira com a Mongólia, situa-se o Lago Baikal.

Este não só é o lago mais antigo do Mundo - com 25 milhões de anos - como é também o mais profundo.

Com um profundidade máxima de 1642 metros (o suficiente para empilhar 5 Torres Eiffel - cada uma com 324 metros de altura - sendo que a ponta da última não chegaria à superfície ), o Lago Baikal possui assim, o recorde de lago mais profundo.

No entanto, não podemos ter a certeza como se deu a formação do lago, devido à sua antiguidade, pois, ao contrário de grande parte dos lagos e mares interiores, o "nascimento" deste não pode ser atribuído aos movimento dos gelos e glaciares durante as idades do gelo prévias.

Porém, suspeita-se que a sua formação tenha sido do leito de um rio durante o Numulítico.


Ao longo de milhões de anos vários lagos menos fundos e mais estreitos ligados por rios no Plioceno foram-se formando até se unirem gradualmente num só - ainda no Plioceno, enquanto que os movimentos tectónicos criaram a bacia profunda.

Hoje, o Lago Baikal é o reservatório de 20% de toda a água doce não congelada do planeta, que, apesar da poluição de uma fábrica de papel costeira, continua a ser muito pura.

É ainda um dos lagos que apresentam maior biodiversidade com 1340 espécies animais e 570 vegetais.

Isto, a par da sua incrível beleza natural, são as razões por que o Lago Baikal foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1996.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário