sábado, 25 de janeiro de 2014

Desmitificando Frases Atribuídas a Albert Einstein

A razão para a proliferação de tantas citações falsas atribuídas a Einstein é que ele se tornou sinónimo de genialidade e sabedoria. Certamente, se Einstein tivesse dito essas coisas, então elas devem ser frases sábias também.
Este post vai examinar citações populares na Internet que foram enganosamente ou erroneamente atribuídas a Albert Einstein.


1 – “Toda a gente é um génio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que é estúpido.”

Esta falsa citação é comummente impressa em cartazes de auto-ajuda e motivação. Enquanto ela passa uma boa mensagem, não há provas de que Einstein disse isso alguma vez.

A primeira aparição dela é no livro The Rhythm of Life: Living Every Day with Passion and Purpose (2004) de Matthew Kelly, pág. 80, no entanto não há evidências de outras fontes, e tampouco de que seja autoria de Einstein.
A citação é provavelmente baseada no livro The Animal School (1940) por George Reavis, onde um peixe vai para a escola e é ordenado a participar de corridas e escaladas. The Animal School foi reeditado em 1999 e pode ter influenciado Matthew Kelly ou alguém para criar esta atribuição falsa.

Uma alternativa é que a falsa citação seja baseada no que Einstein escreveu em seu ensaio Self-Portrait (1936):

“O que é significativo em sua própria existência é apenas consciente, e certamente não deve incomodar o outro companheiro. O que um peixe sabe sobre a água em que ele nada toda a sua vida?”



2 - “Seria a minha maior tristeza ver os sionistas fazerem para os árabes palestinos o mesmo que os nazistas fizeram para os judeus.”

Não há provas que Einstein elaborou esta frase.

A motivação para esta citação falsa parece aparente. Seria benéfico para os activistas pró-palestinos para mostrar que um modelo de sabedoria, e um próprio judeu, foi também pró-palestinos e/ou anti-Israel.

Esta falsa citação também compara sionistas para os nazistas, o que é suspeito, já que Einstein era um defensor do sionismo trabalhista. No entanto, Einstein realmente assinou uma carta aberta por intelectuais judeus, em 1948, que dizia: “Entre os fenómenos políticos perturbadores de nossos tempos, os mais desorientador é a emergência no recém criado Estado de Israel pelo ‘Partido da Liberdade’ (Tnuat Haherut), um partido político muito próximo, em sua organização, métodos, filosofia política e apelo social aos partidos Nazistas e fascistas.”

A falsa citação postada acima pode ter sido inspirada a partir desta carta aberta.

3 – “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.”

Esta é outra citação motivacional/inspiradora atribuída a Einstein. O primeiro registo que encontrei dela é do The Ultimate Quotable Einstein (2010) por Alice Calaprice e Freeman Dyson na pág. 481. No entanto, Alice lista a citação na seção “Probably Not By Einstein” (Provavelmente Não Elaboradas por Einstein).

Não há evidência de que a frase seja de Einstein e, francamente, não soa como algo que ele diria, já que ele era uma pessoa muito lógica.

4 – “Qualquer tolo inteligente pode fazer coisas maiores, mais complexas e mais violentas. É preciso um toque de génio e muita coragem para se mover na direcção oposta.

Esta frase foi realmente escrita por EF Schumacher em 1973, no ensaio intitulado “Small is Beautiful”, que apareceu em The Radical Humanist: volume 37, pág. 22.

As primeiras falsas atribuições desta citação a Einstein começaram a circular na Internet em 1997, e mais tarde apareceu na imprensa em BMJ: The British Medical Journal, volume 319, 23 de Outubro de 1999, pág. 1102.

5 - “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.”

Não há evidência de que Einstein a elaborou. A origem provável desta frase é de textos de base dos Narcóticos Anónimos. Os textos foram elaborados para os membros em 1981 e publicados em 1983.

6 – “Existem apenas duas maneiras de viver a sua vida. Uma é como se nada fosse um milagre. A outra é como se tudo fosse.”

Não há fontes de primeira mão de textos ou discursos de Einstein que contém essa citação. A primeira aparição dela que eu posso encontrar é em Living With Nature’s Extremes: The Life of Gilbert Fowler White (2006) de Robert E. Hinshaw, pág. 62. Neste livro, Hinshaw cita o Journal of France and Germany por Gilbert Fowler White (1942 – 1944) como a fonte original da citação. Nas palavras de Gilbert Fowler White:

“Quando olho para trás ao longo dos eventos realmente cruciais em minha vida eu percebo que eles não foram planeados com muita antecedência.

Albert Einstein disse: “‘Existem apenas duas maneiras de viver a sua vida. Uma é como se nada fosse um milagre. A outra é como se tudo fosse’.”

A fonte mais provável de Gilbert para a citação de Einstein sobre milagres seria o livro Die Religion der Gebildeten (1941) de David Reichenstein, que foi lançado um ano antes do jornal de Gilbert. É neste livro que Reichenstein pergunta a Einstein sobre a hipótese de Arthur Liebert de que a incerteza e indeterminismo na mecânica quântica permitiriam a possibilidade de milagres. Einstein respondeu que não poderia aceitar o argumento, pois se tratava de “uma área em que não há racionalidade que obedece a leis conhecidas. Um milagre, no entanto, é uma excepção a partir de dessa racionalidade; por isso, onde ela não existe, também a sua excepção, ou seja, um milagre, não pode existir.”

Traduzido por Rodrigo Afonso Silva, do site Skeptica Esoterica, artigo Debunking Fake Albert Einstein Quotes.


1 comentário:

  1. This time, based on the purpose and the segment of
    the market that you consider targeting, eliminate all products that you previously have in mind, everything that
    does not fall into servicing the particular market segment that you have decided on.
    In effect, it is coming up with an info-product that will solve an existing problem.
    Customers are willing to pay more for something they can have
    in hand and keep on the shelf or at their disposal on their desk.



    my site; Curso Video Aulas Completa

    ResponderEliminar

1 comentário:

  1. This time, based on the purpose and the segment of
    the market that you consider targeting, eliminate all products that you previously have in mind, everything that
    does not fall into servicing the particular market segment that you have decided on.
    In effect, it is coming up with an info-product that will solve an existing problem.
    Customers are willing to pay more for something they can have
    in hand and keep on the shelf or at their disposal on their desk.



    my site; Curso Video Aulas Completa

    ResponderEliminar