domingo, 9 de março de 2014

Pseudociência: Noções Gerais



Existe na Ciência um grave problema de identidade. Temos diversas formas de Conhecimento que nos dão a conhecer o Mundo e o Universo, no entanto, a Ciência é a única que necessita de uma constante luta para que seja explicada o que é e o que não é Ciência

O ponto seguinte é o mais importante para se conseguir diferenciar aquilo que é Ciência daquilo que não é:
A Ciência tem regras definidas e não alteráveis pela opinião humana. A Ciência é um estudo de Verdade e de Conhecimento, justificado e sustentado por testes, análises e outros passos presentes no Método Cientifico. Qualquer forma de conhecimento que não siga essas regras não é Ciência.

Neste contexto a pseudociência surge como um problema grave na sociedade contemporânea que tem que ser combatida. Entenda porquê.


Pseudociência: o que é?

Como o próprio nome indica, a Pseudociência é algo que se assemelha à Ciência, no entanto não é Ciência.
Ao usar termos e teorias cientificas, a Pseudociência usa a credibilidade da Ciência, para tentar divulgar e credibilizar "teorias" nada cientificas e que de outra maneira não ganhariam qualquer tipo de reputação.
O maior problema da pseudociência é o facto de não ser honesta: engana o público geral fazendo-o pensar que são hipóteses válidas que passaram por testes rigorosos, quando foi o contrário que se passou.

A pseudociência divide-se em diversos ramos, como: pseudobiologia, pseudohistória, pseudoarqueologia, pseudoastronomia, pseudopsicologia.

Como é que se distingue pseudociência de ciência?

Nem sempre é fácil definir a frágil linha que separa a mentira da verdade cientifica, mas existem alguns aspectos a ter em conta:

 1 – Publicações científicas. A ciência divulga-se através de publicações científicas específicas e oficiais. Se uma teoria que alega ser científica existe há anos e nunca saiu numa revista científica, é pelo medo por parte dos pseudociêntistas de que a sua teoria se torne 'demasiado conhecida' ao ponto de ser avaliada e posta sobre o teste do Método Cientifico, sendo mais tarde desacreditada.
Obs.: Uma comum desculpa para este facto é a afirmação por parte dos "teóricos" de que existe um elitismo cientifico ou que a comunidade cientifica é de 'mente fechada'.

2 – Múltipla revisão. Uma das mais eficientes características do Método Científico é que ninguém impõe nada a ninguém, uma vez que uma pesquisa/teoria é apresentada, ela pode ser revista por diversos pesquisadores independentes que podem concordar ou discordar das alegações e, usando os mesmos critérios, reproduzir a pesquisa. No final, tem-se um consenso se a alegação é validada ou não, mas  especialmente baseada na evidência.
Obs.: O pseudocientista costuma fornecer dados suficientemente vagos para que as suas teorias nunca possam ser invalidadas.

3 – Flexibilidade. A ciência está em constante mudança, todo o conhecimento científico é provisório. Se um sistema/teoria existe há séculos sem mudanças ou refutações, isso é tudo, menos ciência.

4 – Humildade. Uma ideia sempre é descartada se as evidências provam o contrário e aceita se as evidências a corroboram. Qualquer ideia que resista, mesmo quando as provas a contradizem, não é científica.


Sinais de pseudociencia



Qual é o maior problema da pseudociência?

Como dito no início do texto o maior problema da pseudociência é o facto de ser uma mentira. Um fraude. E de enganar o público geral fazendo-o pensar que estão a olhar para factos científicos, que na verdade é apenas algo que se diz ciência mas não segue as regras da ciência e não está sujeita ao método cientifico.

Bibliografia:
Popper, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica.
Khn, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas.
Sagan, Carl. O Mundo Assombrado pelos Demônios – A ciência como uma vela no escuro.
Shermer, Michael. Por que as Pessoas Acreditam em Coisas Estranhas?.
Goldacre, Ben. Bad Science – Quacks, Hacks, and Big Pharma Flacks. 2010.
Rodrigues, Rafael - Universo Racionalista - Pseudociência: o que é que não pode ser considerado ciência? - 2014

Leituras Aconselháveis:
Ancient Aliens - http://bit.ly/1lKW2Yw
Ancient Aliens Debunked - http://bit.ly/1lKW2Yw
Método Cientifico - http://bit.ly/1cGeJK5

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário