sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Reflexão: A Câmara de Lisboa retira brasões da Praça do Império

A autarquia de Lisboa decidiu que os símbolos das antigas províncias ultramarinas estavam "ultrapassados" pelo que decidiu retirá-los da Praça do Império, o mesmo sítio onde à 74 anos, em 1940 foi realizada a Exposição Mundo Português.

Este artigo está dividido em duas partes: a noticia e a reflexão, sendo a última estritamente de opinião pessoal fundamentada.

A Noticia
A Praça do Império, que recebeu em 1940 a exposição do Mundo Português, esta que teve como principal objectivo celebrar a ideia de um país pluri-continental, pluri-racial e pluri-cultural nos tempos do Estado Novo, perde agora parte da sua história pessoal e vê arrancada parte da História comum a todos os povos, agora independentes, que eram Portugal naqueles tempos, com a nova iniciativa da câmara de Lisboa que decidiu retirar os arranjos florais que decoravam um friso em torno da Fonte Monumental. A razão para este acto é dita pela própria câmara: "Os brasões estão ultrapassados".

Num local que está constantemente cheio de turistas, mesmo no pós-25 de Abril, os brasões impressionam e mostravam não só os locais que permaneceram sempre com o 1º e último império da História pós-romana, como mostravam prumo, brio, um cuidado especial que o povo português tinha para preservar a sua História tão gloriosa. Ou pelo menos mostravam, até há alguns anos, quando se começou a perceber o desleixo que começou a haver com a preservação deste monumento - pois coisas muito mais recentes do que uma tradição de 74 anos foram consideradas monumentos - o desleixo chegou mesmo ao ponto de que um turistas mais desatento, ou que pura e simplesmente não soubesse, passaria despercebido aos arranjos (nesta altura, desarranjos) florais.
Como contado pelo PÚBLICO, os brasões das cidades e províncias daquilo que fora o Império Português, bem como a cruz de Cristo portuguesa e a cruz de Avis - ainda símbolos nacionais - partes de um conjunto total de 32 conjuntos estão quase irreconhecíveis numa situação que já se prolongava por vários meses como diz o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Rosa (PSD). O autarca disse também ao PÚBLICO que já tinha pedido satisfações ao vereador de Espaços Verdes, José Sá Fernandes, mas que este tinha respondido Fernando Rosa que "os brasões eram sinais do colonialismo" e que "não contasse com ele para tratar daquilo".
Fonte da Imagem: PÚBLICO

Em declarações ao PÚBLICO na terça-feira passada (dia 26) o assessor de imprensa de Sá Fernandes confirmou a decisão da câmara de acabar com os brasões dos antigos territórios por considerar que "estão ultrapassados" e que "não faz sentido mantê-los" pelo que "não vão ser recuperados". Em relação aos outros símbolos o assessor afirmou que vão ser mantidos e negou a falta de manutenção, garantindo que é "feita todos os dias".

O Jardim do Império foi construído em 1940 para a Exposição do Mundo Português que celebrava os 800 anos de Independência e os 300 da queda da Dinastia Filipina pela 'Restauração'.
Desenhado por Vasco Marques o jardim tinha por objectivo mostrar Portugal, antigo e moderno, unido os dois num só - um estilo que Salazar apreciava bastante - como uma âncora que era também um relógio de Sol que mostrava as horas da Metrópole e do Ultramar ou como o tão conhecido Padrão dos Descobrimentos.

Opinião
Esta parte do artigo é de opinião fundamentada.

Esta decisão da câmara não podia ser mais irracional.
Com tantos problemas que Lisboa enfrenta, quando tantas decisões em relação à saúde, educação ou turismo (por exemplo) que a câmara poderia tomar se não fosse apagar um bocado da nossa História a sua aparente prioridade.

Porque - embora muita gente não goste de admitir - Portugal teve um Império e, há 74 anos, celebrou de forma pacífica esse facto, destruir os arranjos não é só tentar apagar parte da História Portuguesa, como também tentar apagar parte da Lusófona e da Mundial, e, ao mesmo tempo, destruir uma agradável atracção turística e uma curiosidade sobre Lisboa.

Quanto ao argumento oficial da câmara de que os brasões "estão ultrapassados" não posso dar um contra-argumento lógico, pois não existe lógica no primeiro. Se seguirmos o raciocínio de que os brasões das antigas províncias estão ultrapassados acabamos por destruir toda a nossa História, afinal todos os nossos monumentos que nos tornam um país tão unicamente belo estão também «ultrapassados». Retirar os brasões com uma desculpa tão esfarrapada é argumento para destruir a Torre de Belém e o Mosteiro de Jerónimos - afinal comemoram também eles um Império «ultrapassado» mas 500 anos antes da Praça do Império. Já que estamos nisso: destruamos a estátua d'el-rei D.Afonso Henriques em Guimarães - o seu reinado também já acabou há muito, destruamos todos os castelos - símbolos de rivalidades agora 'inexistentes'.  Queimemos todos os livros e documentos históricos, destruamos todas as bandeiras e símbolos monárquicos - pois agora manda a República. Mas esta também já tem 104 anos, portanto também ela pode ir. 

Todos os actos acima são devaneios, isto é claro. Mas se usarmos o argumento do exceditur (está ultrapassado) podemos destruir toda a nossa História, todas as nossas raízes, tudo o que faz de nós o que somos, pois está ultrapassado. Se aplicarmos este argumento à vida real, viveremos num Mundo que não passa de uma gigante Las Vegas, onde os casinos são destruídos assim que são considerados muito antigos. O resultado? Uma Humanidade sem História, sem raízes e confusa de mais para saber o realmente é.

Só posso concluir que se continuarmos este processo de destruição da nossa História e Cultura, fruto das decisões de Homens que não percebem que a História diz mais sobre o que nós somos agora do que aquilo que nós fomos no passado enquanto Raça Humana, acabaremos um país com quase mil anos de História e sem História nenhuma.

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário