sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O que é o Bronzeado e como é que se forma

O que era dantes um sinal de classe baixa (apenas o povo trabalhava muitas horas ao sol, tendo uma pele mais desgastada) passou a ser um símbolo de estilo e de sensualidade. 
O que é que acontece acontece na nossa pele quando exposta ao sol?

Sol é sinal de praia e ambos são sinónimos de bronzeado. Mas o que é que acontece com a nossa pele para ficar mais escura quando é exposta ao Sol? Acontece que quando a pele é exposta a radiação UV proveniente de luz solar intensa, absorve-a, fazendo com que os melanócitos na pele reajam, produzindo mais melamina, que torna a pele mais escura. 

Este pigmento responsável pela coloração da pele protege as células da radiação UV, que de outra forma, lhe causariam lesões graves. Logo, pessoas com a pele mais escura (tendo mais melamina) têm uma melhor protecção natural hereditária contra a luz solar. Mas independentemente da melamina que uma pessoa tem naturalmente a exposição excessiva leva a danos no ADN do melanócitos, provocando cancro (conhecido como melanoma).

Estudos recentes têm vindo a provar que para além da produção de melamina a radiação UV produz endorfinas (substâncias químicas que estão ligadas com o sentimento de prazer no cérebro), explicando porque é que a maioria das pessoas participa desta prática (para além da moda e do hábito).

Em baixo deixamos-lhe um gráfico a demonstrar a pele e as suas várias camadas que são envolvidas no processo do bronzeamento. 

Imagem Original
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário