quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Estaremos a repetir os erros do passado?


Usámos o Pensamento lateral para ver de outra perspectiva o fenómeno extra-terrestre




Quando o Homem começou a navegar já haviam relatos por parte dos Egípcios, Gregos e Romanos da Época Clássica, de monstros marinhos que residiam nas costas do Mar Mediterrâneo, normalmente em áreas que por estes eram menos conhecidas.
Séculos mais tarde no século XV, os navegadores portugueses aventuraram-se no Oceano Atlântico e na costa de África.
Daqui também começam a vir relatos de criaturas estranhas, sem cabeça, meio lagartos entre inúmeras outras descrições estranhas, às vezes, direi mesmo, kafkianas. 
Com a aventura de outros povos estes relatos passaram a ser ainda mais frequentes, adaptando-se à forma como cada civilização via o Mundo.
Com a Globalização na segunda metade do século XX, os rumores e medos que se adquiriam nos séculos anteriores foram, de vez, dados como falsos.
Todas as criaturas da Terra eram dadas como catalogadas, o que haveria mais a temer? 
No entanto, com um maior avanço na exploração do Universo, começou-se a considerar a possibilidade de haver vida fora da Terra e desta vir na forma de criaturas humanoides com poucas ou quase nenhumas diferenças da raça Humana.
Quase como que de um dia para o outro, começaram a haver avistamentos de O.V.N.I.S destes extraterrestres que apareciam "onde menos os esperavam".
Ainda hoje os relatos são, literalmente, aos milhares por ano.
É por isso chamado "Fenómeno Extraterrestre", mas a mim parece mais uma epidemia.
Não duvido de que exista vida no Universo para além da Humana, mas interrogo-me se serão de facto estes "avistamentos" verdadeiros?
A Humanidade sempre temeu o que não conhecia.
Quando nos apercebemos o que de facto era o Universo, vimos que havia muito que não conhecíamos. Logo, tivemos instintivamente medo. 
Mas se formos ver as situações em que os nossos antepassados supostamente viam os ditos monstros, estas não são muito diferentes que as actuais nos avistamentos de aliens.
Quase nada mudou:
Normalmente é de noite, apenas uma ou um pequeno grupo de pessoas é que consegue ver o fenómeno, estão em zonas isoladas que conhecem mal e as suas histórias têm bastantes incongruências.
Provavelmente os nossos descendentes olharão para nós e dirão que éramos loucos por achar que pequenos homenzinhos verdes nos raptavam nos bosques. Se calhar dirão isto mesmo já conhecendo uma cultura não-Humana, só o tempo o dirá. Mas por agora, penso que deveremos ser cépticos e olhar para o caso do ponto de vista do método cientifico.



 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário