quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Instrumentos anti-tubarão

Conheça os os instrumentos que podem mudar a exploração do mundo submarino



Os olhos do tubarão não são, biologicamente falando, tão avançados quanto os humanos,distinguindo apenas algumas cores, não sabendo notar a diferença entre um fato (terno) como o segundo na imagem do seu meio ambiente natural.
Foi no âmbito de usar essa má percepção que Craig Anderson e Hamish Jolly do Instituto dos Oceanos da Universidade Ocidental da Austrália , criaram os fatos (ternos) que pode ver acima.
Estes conseguem confundir o tubarão dando mais tempo ao mergulhador para se salvar em caso de ataque.
No entanto, com já dito acima, os tubarões podem não possuir olhos tão avançados como os dos humanos, mas é certo que possuem faros muito mais avançados do que os nossos.
Um tubarão branco, por exemplo, consegue cheirar suor, sangue ou aroma corporal a milhas náuticas de distância.
Como ainda não temos uma solução que nos faça passar despercebidos aos vorazes carnívoros, inventou-se uma pulseira que transmite impulsos eléctricos, aos quais os tubarões são bastante sensíveis, tornando dolorosa ou quase impossível a aproximação de um mergulhador que a possua.
Estes dispositivos e outros futuros poderão facilitar aos mergulhadores a exploração oceânica e diminuir razoavelmente os ataques de tubarões por ano.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário