quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pensamento lateral


Saiba como tendo "A" e pensando "C" chega a "B"






Hoje em dia, todos estamos bastante habituados a, ao fazerem-nos uma pergunta, buscar-mos nela a resposta.
Muitos jogos, livros de policiais e filmes são mesmo assim feitos para fazer com que as pessoas tenham uma maior memória, lembrando-se de todo o que é importante, ou que possa ser, de forma a assim poderem juntar as provas e obter uma resposta de forma mais rápida o possível.
No entanto, o chamado Pensamento concreto, é o exacto oposto do tema acima: o pensamento lateral.
Os filósofos, pensadores e lógicos que optam por esta teoria afirmam que o pensamento lateral:
"É a forma de pensamento que vê todos os pormenores como inúteis, incentivando apenas à utilização de factos possíveis e realizáveis e da própria imaginação"
Ao contrário do que possa parecer este é o pensamento mais utilizado em muitas profissões, como arquitectura, em que a pessoa apenas tem factos e têm que dispo-los de uma forma realizável, mas, de uma forma completamente inovadora . Muitos físicos e astrofísicos actualmente também estão a aderir  a este tipo de pensamento para formular teorias acerca do Universo, utilizando apenas a Leis da Física e a sua imaginação cientifica.
Em baixo disponibilizei um problema apenas possível de ser resolvido com o Pensamento Lateral. E como parte do Pensamento Lateral, não disponibilizarei a solução pois existem diversas, dependendo da imaginação de quem  realiza o problema .  Se quiser pode colocar a sua(s) resposta(s) nos comentários.

"Um coleccionador de selos americanos viu um anúncio de uma série completa de selos americanos a um preço inferior ao seu valor real. Comprou-os logo. Embora tivesse adquirido uma verdadeira colecção por uma verdadeira pechincha, o homem estava muito irritado, muito pouco satisfeito. Por que seria"
- in Grandes Enigmas do Pensamento Lateral, Paul Sloane e Des MacHale 
 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário