domingo, 29 de setembro de 2013

5 Maravilhas da Grécia Antiga



Conheça algumas das maiores maravilhas já alguma vez feitas pelos nossos antepassados helénicos



1) O Mausoléu de Halicarnasso  - Localizado na actual Turquia, este monumento foi construído pela rainha Artemis para sepultar o seu marido, o rei Mausolo, perto do ano de 350 a.C.  Os vários terramotos foram desgastando o monumento até que este, por fim, cedeu no século XV, as suas pedras foram usadas posteriormente para outras construções.

2) O Colosso de Rodes (ou Rhodes) - Construída no porto de Rodes, esta estátua colossal do deus grego Hélios , fora construída no início do III a.C., era toda em bronze, ferro e algumas pedras e tinha 33 metros de altura. Foi destruída em 226 a.C. num terramoto, levando consigo muitas das casas que se encontravam nas proximidades.
  
3) O Templo de Artémis - com uma enorme estátua da deusa Artémis em ouro e prata no seu centro, o colossal templo, construído em 550 a.C era sustentado por enormes colunas de mármore, ficava em Efésio . Foi destruído num enorme incêndio, em 300 a.C. causado por Heróstrato, um homem que com esse acto desejava desesperadamente ganhar fama. Mais tarde seria reerguido por Alexandre III da Macedónia, mas seria destruído outra vez por terramotos e saques constantes.

4) O Farol de Alexandria - construído na antiga ilha de Faros (pois hoje é uma península ligada directamente a Alexandria) o Farol era uma torre com 150 metros de altura com uma enorme chama no topo, para servir de alerta aos navios que se aproximassem do porto - tal como um farol moderno. Vários terramotos acabariam por destruí-lo em 1323 d.C.

5) Estátua de Zeus em Olímpia - um estátua de 13 m de altura do deus dos deuses grego foi esculpida na cidade de Olímpia por Phidias no templo de Zeus, no ano de 435 a.C. A gigante estátua era toda em marfim e ébano. Esta viria a ser destruída num enorme incêndio que destruiu todo o templo em 425 d.C.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário