segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Super-Terra apresenta atmosfera rica em água


Astrónomos do Observatório Astronómico Nacional do Japão confirmam que a Super-Terra Gj 1214b - um planeta extra-solar que fica a uma distância de 40 anos-luz e possui uma massa duas vezes maior do que a Terra - tem uma atmosfera vaporosa repleta de  H2O .

A técnica utilizada para a descoberta do planeta consiste em estudar o trânsito de um planeta em torno da sua estrela-mãe e analisar as alterações na luminosidade desta. Feito que apenas foi possível graças à utilização do telescópio Subaru por parte da equipa de investigação nipónica.

A composição do planeta pode então ser determinada através dos comprimentos de onda.

Ao analisar os dados, a equipa descobriu que, em vez de uma atmosfera rica em hidrogénio - o que era uma forte possibilidade devido à aparência densa da atmosfera -  o planeta possuía uma atmosfera rica em água.

Esta conclusão surgiu porque o Gj 1214b parece plano numa série de comprimentos de onda, o que é uma indicação clara de uma densa camada de vapor de água atmosférico.

Este planeta junta-se assim à lista dos 900 exo-planetas já descobertos, 12 dos quais são considerados Super-Terras que poderão ser habitadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário