quarta-feira, 30 de outubro de 2013

As invasões alienígenas de 30 Outubro


 Neste dia, há 75 anos, no dia 30 de Outubro de 1938, a adaptação radiofónica do livro "Guerra dos Mundos" escrito por  H. G. Welles, causaria o pânico a milhões de pessoas nos E.U.A.
Neste dia em 1988, a mesma partida seria repetida em Braga.
Às oito horas da noite do dia 30 de  Outubro de 1938, Orsen Wells começaria a transmitir uma versão dramatizada do  livro "Guerra dos Mundos"  pela rádio CBS.
Por uma hora os ingénuos efeitos especiais da altura eram interrompidos por "segmentos  de noticiários" em que, chocados, os repórteres faziam uma actualização dos avanços da conquista dos extraterrestres, que primeiramente se pareceria com explosões em Marte e meteoros que se dirigiam para a Terra, que na verdade eram naves dos alienígenas.
Foi mesmo relatada uma batalha ocorrida em Grover Mills, Nova Jérsia em que mil homens avançaram contra a tecnologia fora deste Mundo, sendo rapidamente vaporizados.
A maioria das pessoas sintonizou a rádio antes de ouvir o aviso prévio de que se tratava apenas de uma dramatização, anúncio esse que a CBS apenas repetiria em rodapé aos quarente minutos.
Durante esse tempo ouviram-se os sons da frente de combate, os gritos de terror dos civis e dos repórteres, comunicações oficiais dos governo estadunidense a admitir uma invasão ao planeta, à escala global, mas pedindo à população calma , e até mesmo os aterrorizantes sons da avançada tecnologia marciana.
Será compreensível o enorme efeito de tais afirmações que entraram em choque com a extrema ingenuidade das pessoas de meados do século XX: sem saber o que fazer as pessoas começaram a fugir para lado nenhum, encheram as estradas, tentaram esconder-se em locais mais isolados levando tudo o que podiam consigo, houve suicídios em massa e imensas pessoas que sendo mais corajosas se juntavam em grupos de resistência armados com o objectivo de defender o resto da humanidade, acabando apenas por atirar contra alguns contentores de água, parecidos com as descrições das naves.
Os efeitos psicológicos sobre a população foram tremendos: muitos afirmavam ver à distância o fumo do campo de batalha, outros inventavam todo o tipo de maneiras de se protegerem contra o veneno extraterrestre.
Quando o programa terminou, depois da polícia ter invadido os estúdios da CBS, Orsen Wells leu a seguinte declaração:


“Fala-vos Orson Welles, senhoras e senhores, para vos assegurar que A Guerra dos Mundos não tem qualquer significado, a não ser o entretenimento que presidiu à sua criação. É a forma do Mercury Theatre se vestir com um lençol e saltar de um arbusto, a dizer ‘boo!’ Não podíamos pôr sabão nas vossas janelas e roubar os portões dos vossos jardins, até amanhã à noite… por isso, fizemos a segunda melhor coisa de que nos lembrámos: aniquilámos o mundo aos vossos ouvidos e destruímos literalmente a CBS. Mas ficarão descansados, espero, ao saber que eu estava a brincar e que ambas as instituições ainda estão perfeitamente activas… por isso, adeus a todos, e lembrem-se, por favor, durante um dia ou dois, da terrível lição que aprenderam esta noite. Aquele invasor brilhante, sorridente e globular que invadiu a vossa sala, não passa de um habitante de uma abóbora. E se a vossa campainha tocar e não estiver lá ninguém, não era nenhum marciano… lembrem-se, é Dia das Bruxas.”


A 30 de Outubro de 1988 a Rádio Braga faria uma transmissão parecida com a de Wells, tendo, felizmente, menos impacto.
Mas mesmo assim esta também assustou bastante a população da cidade dos bispos, que na sua maioria procurou abrigo da invasão à escala planetária em algumas tendas da Cruz Vermelha que estavam em simulacro.


                             Poderá ver aqui toda a tansmissão de Wells com legendas em espanhol

1 comentário:

1 comentário: