terça-feira, 26 de novembro de 2013

SpiderFab a impressora 3D que será posta em órbita

A impressora 3D orbital, alcunhada de SpiderFab, começou a ser desenvolvida no seguimento de um financiamento da NASA.
O principal objectivo do SpiderFab será produzir componentes e peças para os veículos e estações espaciais em órbita (antenas, painéis solares, mastros para sensores e protecções).

Ao fabricar-se estes equipamentos no espaço, para além da redução do custo - pois, actualmente, todos os equipamentos têm de ser construídos na Terra e enviados para o espaço - também dará ao designers  maior liberdade na construção de peças maiores e mais compostas, sem terem de se preocupar com a saída da órbita terrestre e os requerimentos para esta.

Esta impressora está a ser construída pela Tethers Unlimited Inc. (TUI), especialista em tecnologia avançada com sede em Washington (EUA), que recebeu $ 500 mil (aproximadamente € 370.mil) pela construção da SpiderFab.

"Esta abordagem radicalmente diferente à construção de sistemas espaciais permite-nos-à criar antenas e painéis dezenas de centenas de vezes maiores do que os possíveis actualmente, oferecendo mais energia, maior largura de banda, mais resolução e uma sensibilidade mais elevada para uma vasta gama de missões espaciais." - observa Rob Hoyt, director-geral e cientifico da TUI. 

A SpiderFab deverá entrar em funcionamento em 2020.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário