sábado, 25 de janeiro de 2014

Documentos do nazi alemão Heinrich Himmler foram achados em Israel


Heinrich Himmler (1900-1945) foi alemão, membro do partido Nazi (NSDAP - Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães),  Comandante do Exército de Reserva e General Plenipotenciário para toda a administração do Reich, chefe das SS (Schutzstaffel - divisão militar fanática encarregada principalmente de fazer cumprir as leis anti-semitas da ideologia Nazi), chefe da Gestapo (policia secreta alemã - fanática nazi) e anti-semita visceral.
Himmler foi, muito possivelmente, o maior culpado directo do Holocausto.

Centenas de cartas, notas e fotos particulares do chefe das SS foram 'achadas' em Israel, anunciou neste sábado o jornal alemão "Die Welt".
Heinrich Himmler, chefe das SS e da polícia alemã e anti-semita visceral, desempenhou um papel-chave na eliminação da oposição a Hitler e na execução do Holocausto. Os campos de concentração e extermínio daqueles que eram considerados pelos nazis como 'raças sub-humanas' (judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos ou mentais)  estavam sob sua autoridade.


Os documentos encontrados recentemente estiveram todos esses anos nas mãos de um judeu israeliano e actualmente encontravam-se numa colecção privada em Telavive (capital israelita), explica o Die Welt, que possui cópias.

São principalmente cartas para sua esposa Marga, que vão de 1927 - seis anos antes da chegada ao poder de Hitler (em 1933) - a 1945, sendo a última datada cinco semanas antes de seu suicídio, a 23 de Maio, para escapar a julgamento.
Os arquivos nacionais alemães autenticaram os documentos.

"Isto não muda em nada a imagem geral da espantosa ditadura nazi", reconhece o Die Welt - que financiou um documentário sobre a vida privada dos membros do NSDAP e que será apresentado no próximo mês no Festival de Berlim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário