quarta-feira, 30 de julho de 2014

A direita e esquerda políticas e a sua expressão na democracia portuguesa

Esquerda x DireitaO eleitor médio tem - infelizmente - noções políticas bastante fracas. Somos desde jovens habituados a crescer num lar com certo tipo de preconceitos sociais, económicos, etc., que se nunca forem contraditos, ou sequer, repensados nos podem afectar para o resto da nossa vida política. Somos habituados a pensar que determinado político é bom, que determinado é mau e que devemos votar naquele partido porque é o melhor, assim o é, assim o foi, assim o será.

Este (e repare-se no sublinhado) post não tem como objectivo fazê-lo repensar as suas escolhas políticas pois - mais uma vez infelizmente - poucos são os que conseguem fazê-lo a não ser que tenham sido educados a isso.

Não, este post tem como objectivo dar-lhe (se não tiver, se tiver talvez rever o assunto) algumas noções, muito básicas, da direita e esquerda políticas e das suas actuais ou passadas expressões na democracia portuguesa.

A Direita Política

A Direita Política caracteriza-se pela sua expressão tradicionalista, acredita numa unidade familiar sexista e tradicional em que o marido trabalha e a mulher é normalmente responsável pelos cuidados da casa e pela educação da família que deve ser numerosa. Normalmente os estados de direita tem uma religião ou seita oficial, ou promovida pelo Estado. Economicamente é bastante variável. Pode ser uma economia de sistema capitalista ou pode ser mais fechada, varia em relação à estratégia governamental do partido que está no poder. Ao contrário da Esquerda esta defende uma menor intervenção do Estado.

Extrema-Direita
Nazismo e Fascismo: Orientações tradicionalistas no quotidiano, no entanto a favor do progresso tecnológico. De filosofia política racista e sexista, acreditam que a tecnologia deve ser apenas usada na guerra que é uma 'maneira legítima de domínio de outros povos'. Pela destruição e genocídio causados na Alemanha Nazi e na Itália Fascista partidos a favor deste tipo de regime são hoje em dia proibidos na maioria dos países do Mundo. Na II República eram considerados anti-patrióticos e na III República inconstitucionais. A ler: Era Salazar Fascista?


Direita Moderada
Partidos Cristãos: Os partidos de direita moderada são muitas vezes denominados de 'partidos cristãos' devido ao facto de se basearem em valores morais e religiosos que têm por base a religião cristã. São a favor do progresso ritmado e do uso de tecnologia para proveito da sociedade. Em Portugal o Centro Democrático Social - Partido Popular (CDS-PP) é o melhor exemplo de direita moderada.

O Centro Político

O 'Centro Político' per si não existe, ou pelo menos não existe uma definição própria de quando começa a esquerda e acaba a direita. Os partidos políticos centrais não tem muitas diferenças entre si. As principais diferenças entre os partidos de Centro-Direita e Centro-Esquerda são as posições que o partido político toma em relação ao funcionarismo público e à intervenção do Estado. Os principais partidos de centro-direita e centro-esquerda em Portugal são o Partido Popular Democrata-Partido Social-Democrata (PPD-PSD) e o Partido Socialista (PS) respectivamente.

A Esquerda Politica

A Esquerda Política já é mais difícil de se dividir por Extremos e Moderados pois basicamente divide-se em Socialismo, de politica mais moderada e em Comunismo, de política mais radical, que por sua vez se divide em Comunismo Marxismo, Estalinismo e Maoismo.

O Socialismo

O Socialismo é a esquerda moderada, defende uma sociedade com uma diferença maior de posses entre classes sociais, é a favor da tecnologia e defende um país aberto à comunidade internacional e europeia. Grande parte da política portuguesa da III República é Socialista. Alguns socialistas são a favor do federalismo europeu. O Partido Socialista (PS) ainda se encontra nesta filosofia politica (obviamente) embora se tenha afastado do Socialismo 'puro'.

O Comunismo

Orientações proletaristas: defende uma classe social única: o proletariado. É a favor dos sindicatos, embora os estados não tendam a proteger os direitos dos trabalhadores. Defende o ateísmo absoluto, sendo que o único culto que existe é o culto ao líder e ao partido. O comunismo defende uma economia e política fechadas ao Mundo como o caso da URSS, da China ou da Coreia do Norte. Esta filosofia política é de opinião que os governos devem chegar ao poder através de revoluções. Por ser responsável por genocídios em todas as suas divisões o comunismo é proibido em alguns (no entanto poucos) países do Mundo.

O Comunismo Marxista-Leninista

O Marxismo será o Comunismo na sua forma mais 'pura' como pensado por Marx o seu principal criador. Defende o proletariado e a revolução continua, no entanto o Marxismo é uma filosofia maioritariamente económica que defende que a revolução deve ser feita da cidade para o campo. Actualmente já não existem partidos desta filosofia em Portugal, o maior foi o Partido Comunista Português (marxista-leninista) (PCP(m-l))

O Comunismo Estalinista

O Estalinismo é baseado no governo ditatorial de Joseph Estaline em que o Estado deve controlo total dos cidadãos, deve existir censura de tudo o que é internacional e os líderes deve ser vitalícios. O maior partido português Estalinista é o Partido Comunista Português (PCP) ou Coligação Democrática Unida (CDU) quando em coligação com 'Os Verdes'.

O Comunismo Maoista

Como formulado por Mao Tsé Tung o Maoismo deve ser também um regime fechado com um enorme controlo dos seus cidadãos, a principal diferença entre este tipo de comunismo e os outros é que o maoismo defende a revolução dos campos para a cidade, sendo o trabalhador mais importante do que o operário. Actualmente existem poucos partidos desta filosofia em Portugal, alguns dos principais foram os União Democrática Popular (UDP) , o Partido Comunista Português Reconstruído (PCP(R)) e o (ainda existente) Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (PCTP/MRPP)

O Bloco De Esquerda (BE)

Assumindo-se como o partido mais 'à esquerda de Portugal' o BE tem uma filosofia muito própria focalizada principalmente em medidas sociais não se enquadrando bem no comunismo típico embora se assuma como Trotskista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário