quinta-feira, 31 de julho de 2014

Inventor Afirma Que Desenvolveu Folha Sintéctica Produtora de Oxigénio

Créditos fotográficos: Julian Melchorri
Julian Melchorri, formado no Royal College of Art no Reino Unido afirma ter criado uma folha de seda em pareceria com o laboratório de seda da Universidade de Tufts que poderá criar oxigénio para viagens espaciais, criando também um ar mais limpo aqui na Terra.

A folha é uma mistura de extracto de seda e cloroplastos os organelos que permitem às plantas e às algas realizar a fotossíntese. Quando provida de luz e água a folha deverá produzir oxigénio tal como uma folha normal.

Julian explica ainda:
"É muito leve e de baixo consumo de energia. (...) É completamente biológica e a minha ideia era usar a eficácia da natureza no ambiente humano. Eu criei um pouco de luz a partir deste material, usando a luz para iluminar a casa mas para criar oxigénio ao mesmo tempo."
 Malchiorri não está satisfeito por pensar em apenas alguns usos domésticos para este produto, ambicionando muito mais para o produto:
" A NASA está a investigar diferentes formas de produzir oxigénio para viagens espaciais de grande distância, em especial para habitação espacial. (...) Este material pode permitir-nos explorar o espaço de uma forma muito mais ampla do que conseguimos agora"
 Em adição às necessidades respiratórias dos astronautas a explorar o Espaço ou dos primeiros colonos em Marte e mais além o material pode ser usado em fachadas de edifícios criando um sistema de ventilação. 
Veja o vídeo:



*Tudo isto soa muito bem, mas não conta como fotossíntese 'por inteiro'. Vejamos a equação:
6CO2 + 6H2O + --(Energia Solar)--> C6H12O6 + 6O2

*A folha de seda conta pela entrada de dióxido de carbono e luz, tal como produto de oxigénio, mas e todo o açúcar? As plantas não realizam a fotossíntese puramente como um serviço público, fazem-no para que consigam criar comida para elas próprias. Não existe uma explicação para o que acontece ao carbono e hidrogénio que a folha recebe. Faltam na folha de seda vacúolos, caules e raízes que armazenam alimentos nas plantas.

*O vídeo afirma também que as plantas não crescem no espaço, o que não é verdade. Houve receios no passado que as raízes precisariam de gravidade para se desenvolverem correctamente, no entanto, expriência na Estação Espacial Internacional (EEI) demonstaram que as plantas podem crescer no espaço. No entanto [perdoem a repetição] requer uma considerável quantia de solo, água e plantas para gerar oxigénio suficiente para os astronautas por isso uma alternativa tão leve como a folha de Seda seria beneficial nesse aspecto.


Fontes:
http://www.iflscience.com/technology/inventor-develops-synthetic-leaf-produces-oxygen
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/primeira-folha-feita-pelo-homem-converte-gas-carbonico-em-oxigenio/43331
* = citando/traduzindo:
http://www.iflscience.com/technology/inventor-develops-synthetic-leaf-produces-oxygen

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário