sábado, 18 de outubro de 2014

Venera 4

Com uma altura de 3,5 metros e com painéis solares que se abriam por 4 metros, feita pela antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), a Venera 4 entrou para a História como sendo o primeiro aparelho feito pelo Homem reenviar para a Terra informações sobre a atmosfera de outro planeta, neste caso, Vénus.
Podendo ter sido também o primeiro aparelho feito pelo Homem a aterrar noutro planeta.

A Corrida Espacial estava no seu auge: a União Soviética estava na liderança com vários feitos notáveis, mas os EUA aproximavam-se a uma grande velocidade. 
Apesar de a Lua ainda não ter sido alcançada, as ideias de conquista planetária fervilhavam na cabeça dos lideres de ambas as super-potências da Guerra Fria. 
Os americanos/estadunidenses revelavam um particular fascínio por Marte, enquanto que os soviéticos pensavam em Vénus. Este sendo o segundo planeta a contar do Sol, é apenas relativamente mais pequeno do que a Terra, equivalendo a 0.9499 Terras. 

É assim desenvolvido o Projecto Venera para a exploração de Vénus.
Até à terceira sonda - a Venera 3 - o projecto revela-se um fracasso. A Venera 1 lançada em 1961 foi concebida para ser uma sonda que apenas passaria por Vénus, mas devido a erros de Telemetria o contacto com a sonda foi perdido, acreditando-se que entrou numa órbita heliocêntrica.
A Venera 2 lançada em 1965 foi também desenhada com o mesmo objectivo, tendo também ocorrido erros de Telemetria após a sua saída da órbita terrestre.

A Venera 4
As Veneras 3-6 seguiam o mesmo modelo tendo diferente propulsão do que as anteriores, uma sonda esférica de entrada na atmosfera, tal como sendo melhor equipadas para a viagem. No entanto não tinham nenhum aparelho de aterragem.
A Venera 3 tornou-se o primeiro objecto humano a despenhar-se contra outro planeta ao chocar contra a atmosfera venusiana em 1966. Mas ao ter falhado na penetração atmosférica nenhum dado foi retirado da missão.

A Venera 4, lançada a 12 de Junho de 1967, penetrou a atmosfera venusiana a 18 de Outubro do mesmo ano, sendo que o seu escudo de temperatura subiu para os 11 000 Cº, numa descida que durou 93 minutos.

A União Soviética afirmou que a sonda tinha aterrado em segurança, afirmação que foi retirada depois de novos dados fornecidos pela sonda Mariner 4 dos EUA que passou no dia seguinte à entrada atmosférica da sonda soviética.

A Venera 4 conseguiu realizar pela primeira vez na História Humana medidas de temperatura, pressão e composição atmosfércia noutro planeta. Sendo pioneira nessa área e iniciando um capitúlo na Exploração Espacial que nos permitiu conhecer melhor os outros planetas do Sistema Solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário