segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mitos sobre a Grande Muralha da China

Ouvi hoje a Grande Muralha da China ser mencionada como "a única estrutura construída pelo Homem que é visível da Lua". 
Este é um mito urbano que já circula algum tempo, e que, infelizmente, é constantemente disseminado nas redes sociais, nos canais de televisão, jornais e até nas escolas.

Imagem 2
Fonte: http://bit.ly/1GhfC7u
A Grande Muralha durante a Dinatista Qin
A Grande Muralha da China começou a ser construída durante o reinado do primeiro imperador da China unificada Qin Shi Huang que em 221 a.C conquistou os outros estados da região e instaurou uma dinastia única, a dinastia Qin. 
Embora o novo império estivesse em paz internamente tinha externamente o perigo do povo Xiongnu, ascendentes do povo mongol. 
Qin, receando invasões do norte, ordenou a união dos fortes já existentes através de uma grande muralha na fronteira.
A construção da muralha terminou em 1644 depois de um golpe militar rebelde em Pequim. Foram necessários 1865 anos de trabalhos forçados que custaram anos de trabalhos forçados de vários prisioneiros (incluindo Fernão Mendes Pinto), estimando-se que milhões de pessoas estão enterradas em valas comuns por todo o percurso da construção.
Imagem 3
Fonte: http://bit.ly/1tUFLnm
Imagem de 1909 por Herbert Pointing
A Grande Muralha em si tem 6400 km de comprimento, 5 a 8 metros de altura e 2.7 a 3.7 metros de largura no topo, situa-se em terreno muito irregular e é maioritariamente feita de madeira, pedra, tijolos e outros materiais do meio que a rodeia.

Uma das primeiras referências ao mito de que a Muralha é vista da Lua vem numa carta escrita pelo antiquário inglês William Stukeley em 1754.  
 "Esta majestosa muralha de quatro milhas em largura [A Muralha de Adraino] é apenas excedida pela Grande Muralha da China, que faz uma figura considerável sobre o globo terrestre, e que poderá ser distinguida da Lua."
A divulgação da ideia de que existiam canais em Marte, que teve lugar no século XIX, na qual se baseia a obra de ficção científica de H.G.Wells "Guerra dos Mundos".
O mito também entra no "Ripley's Believe It or Not!" de1932  e no livro de Richard Halliburton escrito em 1938 "Second Book of Marvels".

Com a ida do Homem à Lua em 1962 o mito deveria ter sido definitivamente destruído.
 "A única coisa visível da Lua é um bela esfera, principalmente branca, com algum azul e manchas amarelas. E aqui e ali alguma vegetação verde. Nenhum objecto feito pelo homem é visível a esta escala." - Alan Bean, tripulante da Apollo 12
Em diversas fotografias e em outros relatos é possível verificar que não existem vestígios de qualquer construção humana.

O mito renasceu com a muralha como sendo a "única estrutura humana visível do Espaço".
Primeiramente, espaço é uma noção muito abrangente, o que só mostra como a própria frase está incorrecta, na órbita de Júpiter estamos no Espaço, no entanto é igualmente ridículo afirmar que a Muralha é de lá visível.

Imagem 4
Fonte: http://bit.ly/10lHBSk
Imagem de satélite da Grande Muralha

Se avaliarmos este mito pela sua parte mais provável, e tornarmos "Espaço" em Órbita Baixa (menos de 350 km da superfície), onde se situa a EEI (Estação Espacial Internacional), também não conseguimos ver a Grande Muralha da China, como foi confirmado pelo primeiro astronauta chinês Yang Liwei. Embora se consigam ver algumas construções e cidades (imagem 5) não se consegue distinguir a construção chinesa pois esta confunde-se com o ambiente envolvente e é de muito pouca largura.  Mesmo com tele-objectivas é muito difícil apercebermos-nos da existência da Muralha (imagem 4) .

Imagem 5
Fonte: http://bit.ly/1A76MsmImagem tirada por um astronauta da EEI em 2008
Vêem-se a cidade de  Dashur, o rio Nilo,as pirâmides de Amenemhat III e de Sesostris III, aPirâmide Inclinada e a Pirâmide Vermelha.

Fontes (não enunciadas no texto):
http://bit.ly/10PsyBo
http://bit.ly/1x2SG5u
http://bit.ly/1azXFSN
http://bit.ly/1DVp2kU

Links para saber mais:
Canais Marcianos (EN) - http://bit.ly/1ocpvNU
Dinastia Qin/Chin - http://bit.ly/10PtW74

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário