sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O livre-arbítrio pode não existir e você ser um escravo do seu cérebro

Você está agora a ler esta linha porque achou o assunto interessante e decidiu vir dar uma leitura, certo?

Não tenha tanta certeza disso: Muito antes de você decido realizar esse acto a sua mente já tinha tomado a decisão sozinha e sem lhe avisar.

Uma experiência feita no Centro Bernstein de Neuro-ciência Computacional, em Berlim,
testou o que nós usualmente tendemos a chamar de livre-arbítrio: a capacidade que o Homem tem de tomar decisões por conta própria. As escolhas que fazemos na vida são mesmo nossas. Mas os resultados demonstraram que esta poderá nem existir.

Voluntários foram colocados em frente a uma tela na qual era exibida uma sequência aleatória de letras.
Eles deveriam escolher uma letra e apertar um botão quando ela aparecesse.

 Mas quando se, monitorizava o cérebro dos voluntários via ressonância magnética, os cientistas chegaram a uma descoberta impressionante: Dez segundos antes de os voluntários resolverem apertar o botão, sinais eléctricos correspondentes a essa decisão apareciam nos córtices frontopolar e medial, as regiões do cérebro que controlam as nossas tomadas de decisões.


“Nos casos em que as pessoas podem tomar decisões em seu próprio ritmo e tempo, o cérebro parece decidir antes da consciência”, afirma o cientista John Dylan-Haynes.

Isto acontece devido ao facto de a consciência ser apenas uma parte do cérebro  – e, como a experiência provou, outros processos cerebrais  tomam decisões antes dela.

Agora os cientistas querem aumentar a complexidade do teste, para saber se, em situações mais complexas, o cérebro também manda nas pessoas. “Não se sabe em que grau isso se mantém para todos os tipos de escolha e de acção”, diz Haynes. “Ainda temos muito mais pesquisas para fazer.”



Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário