quinta-feira, 26 de junho de 2014

O Patriotismo português que só aparece na Copa Do Mundo

O Patriotismo Moderado (claro está) o que é? Na minha visão será o amor que um cidadão tem pela sua pátria. O orgulho da nossa História e da nossa cultura e a divulgação destas aos que com estas não estão familiarizados. É falar português sabendo que é das línguas mais faladas do Mundo. É lutar para que Portugal tenha uma boa imagem no estrangeiro, e é reivindicar o nosso lugar no Cenário Mundial como um país com poder e potencial económico, cientifico e tecnológico. É cantar o Hino Nacional de mão ao peito.

 No entanto, a única altura que este sentimento aparece no coração dos portugueses é na Copa do Mundo, ou seja, de quatro em quatro anos.
Em qualquer outra altura Portugal é o «país da corrupção», da crise, o «pior país do Mundo.

Ouve-se este tipo de comentário vindo da boca de inúmeros portugueses em praticamente todos os meios de comunicação. Excepto, na Copa do Mundo. Neste evento extraordinário, somos «os melhores do Mundo» e esta expressão não é só utilizada para "descrever" os 11 em campo, mas sim toda a nação que passa do 8 ao 80 num piscar de olhos.

Porque é que existe este acontecimento na nação do verde-vermelho?
Não posso deixar a resposta a esta pergunta, pois não a sei. Mas posso deixar o desejo de que haja portugueses com orgulho em mostrar a nossa bandeira na sua janela nestes próximos 4 anos... até ao Mundial na Rússia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário